Pasquale Cipro Neto é um português nascido em Trás dos Montes em 1960, ex-professor da rede pública de ensino, fato este que o faz ter um programa televisivo só uma vez por ano. O resto do ano ele fica de licença, no resort de Águas Esgotais de Lindóia.
Formou-se em Letras pelo Instituto Universal Brasileiro Vai Até Você, o IVOVIUAUVADOVOVÔ. Pós-graduou-se em Estudos Imunológicos Lingüísticos Avançados, no ITA. (Calma! isto é mentira.)
Filho de imigrantes italianos, Pasquale Cipro Neto licenciou-se em Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Professor de português desde 1975, é também colunista dos jornais Folha de S.Paulo, O Globo e Diário do Grande ABC, entre outros, e da revista literária Cult. É o idealizador e apresentador do programa Nossa Língua Portuguesa, transmitido pela Rádio Cultura (São Paulo) AM e pela TV Cultura, e do programa Letra e Música, transmitido pela Rádio Cultura AM.
Pasquale notabilizou-se por popularizar a interpretação de textos e em especial as dúvidas de gramática, levando-a à televisão em 1994 e utilizando exemplos de textos jornalísticos, poemas e músicas, entre outros, para embasar suas explanações. Às vezes criticado por lingüistas, o professor tenta valer-se tanto de uma abordagem normativa como descritiva, além de procurar levar em consideração as diferenças regionais e, também, as diferenças da norma coloquial para a norma culta do português falado e escrito. (Agora é verdade!)
Ti Janim é Bolongulano nato, Corretor de imóveis em Belo Horizonte, Vencedor do prémio (Quem bebe mais) e é o Professor Pasquale lá pelos seus vinte e poucos anos. (Verdade)
___________________________________